Charles Darwin e a eugenia: Uma análise crítica das interpretações e distinções entre a Teoria da Evolução e o Movimento Eugenista.

Autores/as

  • Fabiano Menegidio Universidade de Mogi das Cruzes

Palabras clave:

Evolução, Eugenia, Darwinismo Social, Teoria da Evolução, Francis Galton

Resumen

Este artigo busca analisar a relação entre a teoria da evolução de Charles Darwin e o surgimento do movimento eugênico liderado por Francis Galton, destacando como as ideias de Darwin foram reinterpretadas e distorcidas. A partir de uma reflexão crítica, o texto explora as bases conceituais e científicas de Darwin, e como seus seguidores, particularmente Galton, expandiram e reinterpretaram essas ideias para justificar práticas de "melhoria" da população humana. Com base nas evidências dos textos, defende-se que Darwin expressou reservas sobre intervenções ativas na reprodução humana, distanciando-se assim das aplicações práticas que resultaram no movimento eugênico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Menegidio, F. (2024). Charles Darwin e a eugenia: Uma análise crítica das interpretações e distinções entre a Teoria da Evolução e o Movimento Eugenista. Revista Científica UMC, 2(1), ES000002. Recuperado a partir de https://revista.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/2071

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.