Charles Darwin e a eugenia: Uma análise crítica das interpretações e distinções entre a Teoria da Evolução e o Movimento Eugenista.
Palabras clave:
Evolução, Eugenia, Darwinismo Social, Teoria da Evolução, Francis GaltonResumen
Este artigo busca analisar a relação entre a teoria da evolução de Charles Darwin e o surgimento do movimento eugênico liderado por Francis Galton, destacando como as ideias de Darwin foram reinterpretadas e distorcidas. A partir de uma reflexão crítica, o texto explora as bases conceituais e científicas de Darwin, e como seus seguidores, particularmente Galton, expandiram e reinterpretaram essas ideias para justificar práticas de "melhoria" da população humana. Com base nas evidências dos textos, defende-se que Darwin expressou reservas sobre intervenções ativas na reprodução humana, distanciando-se assim das aplicações práticas que resultaram no movimento eugênico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Científica UMC
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR