ESQUISTOSSOMOSE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SITUAÇÃO EM MOGI DAS CRUZES

Autores/as

  • Beatriz Zanetti Murbach Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
  • Victoria Boroski Musto Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Resumen

 A esquistossomose é uma doença de notificação compulsória e um importante problema de saúde pública no país por ser muito prevalente, pela severidade das formas clínicas e evolução. O objetivo desse estudo é mostrar a situação da esquistossomose no município de Mogi das Cruzes, além de conscientizar sobre todo o processo da doença. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de dados do DATASUS. A população do município de Mogi das Cruzes ainda possui diversos fatores de risco ao desenvolvimento da esquistossomose, como residência em área rural e saneamento básico inadequado, o que torna importante esse estudo para conscientização do público da área da saúde e população do município.

Palavras-chave: Esquistossomose; parasita; Mogi das Cruzes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Zanetti Murbach, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Estudante de Medicina da FMUMC.

Victoria Boroski Musto, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Estudante de Medicina da FMUMC.

Citas

BAHIA. Secretaria da Saúde. Superintendência da Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA). Programa de Controle da Esquistossomose. Salvador, Julho 2017. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Programa-de-Controle-da-Esquistossomose-PCE-jul-2017.pdf

Acesso em 16.11.2020.

BARBOSA, CS et al. Parte VI- Epidemiologia e Controle. 33: Epidemiologia e controle da Esquistossomose mansoni. Schistosoma mansoni e Esquistossomose: uma visão multidisciplinar. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008, p. 964-1008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 3ª ed, Brasília, 2019, Cap. 09- p. 552-582.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Vigilância da Esquistossomose mansoni: diretrizes técnicas. 4ª. ed. Brasília, 2014, p. 53-57.

Censo IBGE, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/mogi-das-cruzes.html

Acesso em 18.11.2020.

Censo IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/mogi-das-cruzes/pesquisa/23/25207?tipo=ranking

Acesso em 18.11.2020.

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinannet/cnv/esquistosp.def Acesso em 16.11.2020.

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Zanetti Murbach, B., & Boroski Musto, V. (2022). ESQUISTOSSOMOSE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SITUAÇÃO EM MOGI DAS CRUZES. Revista Científica UMC, 7(3). Recuperado a partir de https://revista.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1560

Número

Sección

Artigo de Revisão