Charles Darwin e a eugenia: Uma análise crítica das interpretações e distinções entre a Teoria da Evolução e o Movimento Eugenista.
Keywords:
Evolução, Eugenia, Darwinismo Social, Teoria da Evolução, Francis GaltonAbstract
Este artigo busca analisar a relação entre a teoria da evolução de Charles Darwin e o surgimento do movimento eugênico liderado por Francis Galton, destacando como as ideias de Darwin foram reinterpretadas e distorcidas. A partir de uma reflexão crítica, o texto explora as bases conceituais e científicas de Darwin, e como seus seguidores, particularmente Galton, expandiram e reinterpretaram essas ideias para justificar práticas de "melhoria" da população humana. Com base nas evidências dos textos, defende-se que Darwin expressou reservas sobre intervenções ativas na reprodução humana, distanciando-se assim das aplicações práticas que resultaram no movimento eugênico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2024 Revista Científica UMC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR