8. Media training para nutricionistas: uma experiência prática
Abstract
Os cursos de Jornalismo e de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) uniram-se no primeiro semestre letivo de 2017 para desenvolver com os alunos uma atividade prática interdisciplinar. Utilizando a técnica do media training, abordada na disciplina Assessoria de Imprensa, os estudantes de Jornalismo foram desafiados a treinar os alunos de Nutrição para uma entrevista em vídeo. Esses alunos, por sua vez, prepararam o conteúdo na disciplina Educação Nutricional. Como resultado final do processo, foi produzida uma série de conteúdos em audiovisual sobre temáticas variadas. Neste trabalho descreve-se o desenvolvimento da atividade e apresenta-se considerações sobre a viabilidade de sua execução.
Palavras-chave: Jornalismo; Nutrição; Interdisciplinaridade; Assessoria de Imprensa; Educação Nutricional.
Abstract: The Journalism and Nutrition courses of the University of Mogi das Cruzes (UMC) were united in the first semester of 2017 to develop with students a practical interdisciplinary activity. Using the technique of media training, addressed in the discipline Press Office, Journalism students were challenged to train Nutrition students for a video interview. These students, in turn, prepared the content in the Nutrition Education course. As a final result of the process, a series of audiovisual content was produced on varied topics. This work describes the development of the activity and presents considerations about the feasibility of its execution.
Keywords: Journalism; Nutrition; Interdisciplinarity; Press Office; Nutrition Education.
Downloads
References
ENTREATOS. Documentário. Direção: João Moreira Sales. Produção: Raquel Freire Zangrandi. Brasil, 2004. Disponível em: <http://filmescult.com.br/entreatos-2004/>. Acesso em: mar./ abr., 2017.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, VIGITEL 2016. Resolução CNF n°380/2005 dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Disponível em <http://www.portalsaude.saude.gov.br>. Acesso em: 20 mai. 2017.
UMC. Projeto Pedagógico de Curso: Jornalismo. 2015. Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP.
UMC. Projeto Pedagógico de Curso: Nutrição. 2015. Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Científica UMC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR